segunda-feira, julho 25, 2005

O Monge e o Executivo

Sempre fui de ler mais de um livro por vez, chegando a ler 4 livros junto, e sabendo falar qualquer coisa sobre qualquer um deles a quem me perguntasse, ultimamente leio 2 livros simultaneamente, pois junto a eles tem os livros técnicos, as revistas e os artigos que recebo.

Agora, depois que eu comprei o livro "O monge e o executivo", resolvi que vou ler todo sozinho justamente por ser um assunto muitíssimo interessante, onde nos mostra a vida de um executivo de muito sucesso, que possui conforto, uma familia adorável e um bom salário, teoricamente a vida para ele é a melhor que ele poderia ter e dar para sua família, mas está enganado, depois de ter alguns sonhos perturbadores, princípio de conflitos na família causado pela falta de tempo e por ser um work-a-holic.

Com o incentivo de sua esposa, que está vendo o seu casamento desmoronar, e com o apoio de seus amigos, ele resolve ir para um retiro espiritual, onde seus princípios de vida vão mudar, sua vida vai mudar.

Este é o início do livro, e quando tal homem chega ao "mosteiro", alguns conceitos quanto a alguns pontos de liderança são concebidos, achei interessante colocá-los neste post.

Liderança: É a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo o bem comum.

Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de influência pessoal.

Acho que dá para ter uma idéia do que se trata o livro né ? Assim que eu tiver outros momentos que eu achar interessante vou postar, ou ainda uma conclusão ao final da leitura deste livro, que espero ser um dos melhores dos 30 que eu leio anualmente.

Falou ;)